19.4.12

Para Reflexão

AJUDE SUA VONTADE A TER MAIS FORÇA!

Luiz Marins
Muitas pessoas me perguntam: como ter mais força de vontade? Ou ainda: como manter um propósito que fiz para mim mesmo?

Essa pergunta é feita quando nos sentimos frus-trados ao ver que não conseguimos cumprir com os nos-sos propósitos de caminhar todas as manhãs ou de ler um bom livro (em vez de ficar assistindo televisão) ou mesmo voltar a estudar inglês ou ainda não assaltar a geladeira antes de ir para a cama, por exemplo. Como não desistir no meio do caminho? Como ter força de vontade para cumprir o que nos prometemos?

Estudos modernos do comportamento humano têm demonstrado que para mudar um hábito é preciso tornar o novo hábito fácil e o velho hábito difícil, alteran-do o "esforço inicial ou de entrada" por no mínimo 21 dias (é preciso repetir o mesmo comporta-mento no mínimo 21 dias, dizem os especialistas comportamentais, para que aquele comporta-mento comece a se tornar um hábito). As pessoas têm a tendência de desistir de fazer algo cujo esforço inicial seja apenas um pouco maior do que uma outra coisa que se apresente como de esforço inicial menor.

Assim, o conselho para quem deseja caminhar ou correr todas as manhãs é já deixar seu tênis com as meias dentro, ao lado da cama ou mesmo já dormir com a camiseta que irá utilizar na manhã seguinte. Para quem quer deixar de assistir televisão a noite e ler um bom livro, o conselho é tirar as baterias do controle remoto e colocá-las numa gaveta distante e deixar o livro já aberto sobre a poltrona de leitura. Para quem ataca a geladeira, o conselho é colocar o que deseja comer nos fundos da prateleira de baixo, atrás de outras coisas. E assim por diante.

Se ao acordar você já estiver com a camiseta e com o tênis pronto para ser calçado, o es-forço inicial de buscar a camiseta no armário, pegar o tênis, etc. terá diminuído. Da mesma for-ma, se em vez de buscar as baterias ou ligar a TV no próprio aparelho o livro já estiver à mão, a probabilidade de pegar o livro será maior. O mesmo acontece com a dificuldade de pegar o doce no fundo da geladeira. Diminuindo o esforço inicial daquilo que quer fazer e dificultando o que não quer, você ajudará a sua vontade a ter mais força.

Sei que isto pode parecer uma grande bobagem, mas é o que os estudos mais modernos têm demonstrado. E vale a pena experimentar com você mesmo!

Pense nisso. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada pelo recadinho...beijos!