1.4.11

Resumo da semana + A nova pirâmide alimentar

Buenas amigas,

Como estão todas???
Gente  não estou conseguindo postar todos os dias,lembram que eu comentei que estava fazendo um curso de estética,então quando eu estou saindo do trabalho vou para a clinica da tia do meu noivo dar uma força,e o resultado é que chego morta de cansada....mais não vou abandonar o meu cantinho de jeito nenhum....;)

bem a alimentação essa semana foi tranquila,e estou tomando o meu chá de hibisco todos os dias 2x ao dia.
acho que semana que vem começo o meu tratamento de estética,dai vai ajudar muito né... e quanto ao exercicio diario vou voltar devagazinho pela manhã,30mim e depois vou aumentando,e se Deus quizer meu joelhinho ñão irá reclamar....



A nova pirâmide alimentar


A dieta do Mediterrâneo é conhecida como a mais saudável do mundo. Agora, os italianos reformularam um novo cardápio e entregaram o ouro de bandeja.
Há quase quatro décadas, fomos rendidas à praticidade dos junk fOds, dos alimentos prontos e enlatados, além do delivery. O resultado não foi nada bom: aumento de doenças crônicas ligadas à obesidade, diabetes e colesterol, além de hipertensão, cânceres e doenças degenerativas. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis tiveram relação com a alimentação incorreta. P p ara fugir desta estatística, os povos mediterrâneos criaram dietas e mais dietas. O Ministério da Saúde da Itália, por sua vez, foi mais além e reuniu alguns especialistas da área de nutrição e elaborou a “Pirâmide Alimentar Italiana”. Apresentada em um Congresso de Nutrição no último mês de maio, em São Paulo, por Carlo Canella, professor da Universidade Sapienza de Rroma, a nova pirâmide prega o bem-estar acima de tudo.
Uma nova propostAa nova pirâmide divide os alimentos e a atividade física por “quantidade de bem-estar” (QB).
A  partir disso, são indicadas quantas porções de cada grupo alimentar devem ser consumidas para que a nossa alimentação seja variada, equilibrada e compatível com uma qualidade de vida saudável. Seguir o critério da QB na hora de escolher o alimento permite que os nutrientes sejam balanceados, sem precisar fazer cálculos com calorias. Isso mantém a eficiência do nosso organismo, que é feito para se movimentar e não para ser sedentário. Portanto, a QB de alimento e movimento — se devidamente adaptada para cada pessoa — evita o sobrepeso e combate a obesidade.
Pirâmide reformulada

A nova escalação está dividida em seis níveis, desde a base até o topo, de forma escalonada com os diferentes grupos alimentares. Ccada nível está indicado com uma cor correspondente, caracterizado pelos nutrientes presentes. Na base da pirâmide encontram-se os alimentos de origem vegetal que são característicos da “dieta mediterrânea”. Subindo de um nível a outro, encontram-se os alimentos de maior densidade energética que devem ser consumidos em menor quantidade, para evitar o sobrepeso. O vinho e a cerveja ganham lugares de destaque nesta nova pirâmide. A bebida oriunda da uva, principalmente, é valorizada por ser rica em polifenóis, antioxidantes capazes de prevenir alguns tipos de cânceres e o envelhecimento precoce. quantidade recomendada é de uma taça (100 ml) de vinho e uma lata (330 ml) de cerveja diariamente. Ambas as bebidas devem ser consumidas durante a refeição. Já a água foi para a base da pirâmide, fato inédito em qualquer guia nutricional. O consumo recomendado é de 6 a 8 copos por dia.


Movimento é fundamental


Não é preciso se tornar uma maratonista ou atleta de triátlon para que sua saúde seja recompensada. Para acompanhar a nova pirâmide alimentar, foi elaborada outra pirâmide de atividades. Sua base é uma simples caminhada, seja ela no supermercado ou o caminho entre o estacionamento e o escritório. O importante é que se movimente por pelo menos 30 minutos, mesmo não sendo de forma contínua. A “quantidade de bem-estar” também é referência nesta nova pirâmide. Cada 15 minutos de atividade equivalem a 1QB, ou seja, a cada dia devemos realizar pelo menos 2QB de caminhada. Nos níveis acima estão indicadas as atividades mais intensas, que requerem um menor tempo de execução e/ou menor frequência semanal. O ideal é que se atinja 12QB semanais.
1- pratique 6 vezes por semana uma caminhada de 30 minutos, mesmo não sendo de forma continuada. Por exemplo, estacione o carro mais longe do habitual, utilize transportes públicos, prefira escadas ao elevador, leve o cachorro para passear, cumpra as tarefas do lar, vá ao supermercado, e por aí vai.
2- Faça exercícios de 2 a 4 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora por dia. Dê preferência a atividades com gasto calórico médio: caminhada intensa, hidroginástica, natação, musculação, bicicleta, patins e ioga.
3- Execute atividade física 1 ou 2 vezes por semana, com cerca de 1 hora de duração. No topo da lista estão as atividades mais intensas, com gasto calórico alto: corrida, aeróbica, futebol, tênis e handball.
80% das mortes mundiais causadas por doenças crônicas não transmissíveis, em 2009, foram causadas por alimentação incorreta .

Para mangiare com saúde! Dividida por porções, a quantidade dos alimentos corresponde às necessidades semanais. Para facilitar na hora de ir ao supermercado, trouxemos o peso equivalente para cada “quantidade de bem-estar” (QB).



(fonte : Corpo a Corpo)
Bom amigas por hoje e só,agora vou as visitinhas e depois descançar porque estou muito cansadinha....
beijos e um otimo final de semana.... 

2 comentários:

  1. é sempre bom ter vc aqui, snti sua falta nas postagens bjs e bom findi

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei dessa proposta. Já tinha visto na TV, mas tá mais detalhado aqui. Vc está seguindo sua RA por essas dicas?

    ResponderExcluir

Muito Obrigada pelo recadinho...beijos!